Bom Dia.
“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo
o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na
terra será desligado nos céus”.
Quinta – Feira 09 / 08 / 2018
Evangelho (Mt
16,13-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação
do Evangelho de Jesus Cristo + segundo
Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele
tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe
e ali perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João
Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos
profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem
dizeis que eu sou?” 16Simão
Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu,
Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o
meu Pai que está no céu. 18Por
isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja,
e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu
te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será
ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.
20Jesus, então, ordenou aos discípulos que
não dissessem a ninguém que ele era o Messias. 21Jesus
começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito
da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia
ser morto e ressuscitar no terceiro dia.
22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a
repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te
aconteça!” 23Jesus,
porém, voltou-se para Pedro, e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim
uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas
dos homens!”
— Palavra da
Salvação.
— Glória a
vós, Senhor.
A FÉ DE PEDRO Mt 16,13-19
Quem dizem os
homens que eu sou? Uns dizem que és João Baptista outros que és Elias ou um dos
profetas. E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro tomando a palavras diz: Tu
és o Cristo, o Filho do Deus vivente .O apóstolo conhecido por diversos
nomes : Simão, como Pedro, como Simão Pedro como Kefas em nome dos doze,
responde: Tu és o Cristo, Ungido, o Filho do Deus vivente.
O nome de Filho de
Deus é uma expressão usada por Oséias em 2, 1: Aos filhos de Israel…se lhes
dirá filhos do Deus vivo, o qual concorda perfeitamente com a frase de Mateus e
a confissão de Marta: Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que vem a este
mundo (Jo 11, 27).
Embora Pedro não
soubesse o sentido das palavras que pronunciou, Jesus se serviu das mesmas para
fundar sua Igreja.
Então tendo
respondido Jesus disse-lhe: Bendito és Simão porque carne nem sangue te
revelaram, mas o meu Pai o que está no céu. A carne e o sangue não te revelaram
o que disseste. Foi o meu Pai nos céus que revelou o Filho a Pedro. Pois,
descreve João em 6, 36: Todo aquele que o Pai me der virá a mim. Jesus
considerou esta declaração de Pedro de tal importância que afirma duas coisas
que sem dúvida transformarão a personalidade e o ministério do apóstolo.
E por isso te digo
que tu és rocha e sobre esta rocha edificarei minha Igreja. E as portas do
inferno não prevalecerão sobre ela
A) Tu és Pedro: Com
esta primeira declaração, Jesus além de trocar o nome do apóstolo, que agora
seria Kefas, como vemos nos primeiros escritos (Gálatas e 1Cor), significa seu
novo ministério: ser fundamento de um edifício como a rocha era e é em todos os
tempos.
B) Igreja: Sobre
esta Rocha edificarei a minha Igreja. Jesus usa a palavra Igreja que só
aparece uma outra vez em Mateus 18, 17 com o significado de assembléia e nunca
em outros evangelhos.
C) O Inferno: Esta
Igreja que começou com Pedro-rocha será a última e eterna como reunião do povo
eleito porque as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Se a afirmação
de rocha como personalidade de Simão não fosse suficiente, Jesus persiste nos
poderes e qualidades do seu apóstolo ao declarar seu papel primordial nessa
grande assembléia dos eleitos, cuja perpetuidade descreve com palavras tomadas
da tradição judaica. Fala dos portões do inferno. Como conclusão, podemos
afirmar que a nenhum outro apóstolo foram dadas essas chaves que indicam o
total domínio da Igreja. Pedro, além de ser a rocha sobre a qual o fundamento
da fé que é Cristo, edificará sua Igreja terá as chaves para indicar quem deve
ser incluído ou excluído. Estas chaves têm os seguintes significados:
a) O chefe do
palácio era quem recebia as chaves (Is 22, 22) e, portanto era o dignatário de
maior hierarquia.
b) Se ligadas ao
parágrafo posterior, às chaves servem par abrir e fechar, para admitir a
entrada dos dignos e para expulsar os indignos.
c) Mas
também, as chaves são o símbolo do ato de sentenciar questões religiosas como
declarar lícita ou ilícita uma conduta.
Que cada um de nós saiba como Pedro professar a sua fé no Cristo Filho
do Deus vivo, nada e alguém poderá prevalecer sobre nós.
Fonte
https://homilia.cancaonova.com
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