Matriz Divino Espírito Santo

A comunidade Divino Espírito Santo, Capela da Paróquia Santo Antônio da Congregação Salesiana, localizada na zona industrial do bairro Costa e Silva, foi fundada para atender as necessidades espirituais dos moradores da região. Com a chegada de muitos imigrantes, foi formado o Loteamento Jardim Valente, nas proximidades da rua Rui Barbosa, para melhor atender esses moradores.

Pe. Lino Satler saiu a procura de um local para celebrar missas, visto que a maioria dos moradores aproveitavam os sábados e domingos para trabalharem nas construções de suas próprias casas, ficando difícil deslocar-se até a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Então o Sr. Francisco Gesing, morador da Rua Souza Lobo, cedeu sua casa e ali foi celebrada a primeira missa, mais ou menos por volta de 1981.

A partir desta data passou-se a celebrar a missa todas as quintas-feiras nas casas, por todo o loteamento. Até que o Sr. Brás de Moraes, morador na Rua Guilherme Finkbeiner, vendo a necessidade (pois o número de fiéis vinha crescendo), cedeu sua cancha de bocha para as celebrações. Foi neste período que Pe. Lino juntamente com alguns membros e o Sr. João Gaspar da Rosa (único vereador representante da comunidade na época) conseguiram junto à prefeitura um terreno dentro do mesmo loteamento. Então formou-se uma comissão provisória que se reuniam na casa do Sr. Evaldo Jonck (Baiano). Mais tarde formou-se a diretoria oficial, composta pelo Sr. Geraldo de Souza, Evaldo Jonck, Renato Severino Linhares, José Edemar Golini, Janete e Silvania Jonck, e atuaram na coordenação até 23 de agosto de 1987. A partir daí a diretoria, hoje CAEP, vem mudando a cada dois anos.

O Sr. João Sabino foi o primeiro ministro da Eucaristia que exerceu este ministério na comunidade e também rezava as novenas nas casas. Só em abril de 1988 com a chegada das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, a pedido de dom Gregório Warmeling, bispo Diocesano, e dos Pes. Salesianos, elas escolheram esta comunidade para realizarem o grande projeto de Jesus Cristo. Neste período também foi escolhido o nome da Comunidade, ficando: “Divino Espírito Santo”. As Irmãs também trabalharam na formação de algumas pastorais, vários ministérios e a Associação de Moradores Rui Barbosa (AMORB).

Pe. Lino Satler trabalhou e atuou como vigário até início de março de 1994, quando Pe. Cláudio Balestieri assumiu a comunidade, dando continuidade aos trabalhos iniciados pelo Pe. Lino. Em outubro de 1995 foi dado início a construção da igreja. A força de vontade da coordenação da época era tão grande de ver esta obra pronta que em dezembro de 1996 a igreja já estava coberta. Na véspera de Natal foi celebrada a missa de inauguração presidida por Dom Orlando Brandes, bispo Diocesano.

Em 27 de junho de 2004, a então capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro passa é elevada à paróquia e a comunidade Divino Espírito Santo passa a ser capela pertencente à nova paróquia, deixando de ser uma congregação Salesiana. O pároco/vigário que assume a nova paróquia é o Pe. Venceslau Nieckasz.

Em 30 de agosto de 2015, a capela Divino Espírito Santo é elevada à paróquia, desvinculando-se da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro junto com a comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. O novo pároco/vigário passa a ser o Pe. Inácio Benedito Giacomelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também constrói nossa Paróquia a cada dia. Deixe sua mensagem!