COR LITÚRGICA: VERDE
25ª Semana
do Tempo Comum - Terça-feira
21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a
Palavra de Deus, e a põem em prática”.
Evangelho (Lc 8,19-21)
— O Senhor
esteja convosco.
—
Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo
Lucas.
—
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19a mãe e
os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa
da multidão. 20Então
anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus
respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e
a põem em prática”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
A PROVA DE SER FILHO DE DEUS Lc 8,19-21
“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a
mensagem de Deus e a praticam”. Ao declarar que todo aquele que faz a vontade
de Deus é a sua família, Jesus não estava renunciando à sua família segundo a
carne. Como filho mais velho, ele continuou a cuidar do bem estar da sua mãe.
Isto foi comprovado quando, ao dar a sua vida na cruz, ele passou essa
responsabilidade ao discípulo a quem ele amava. Simplesmente Jesus define
claramente que o parentesco de ordem humana, seja a mãe, os irmãos ou irmãs que
ele tinha, não tem qualquer significado no Reino de Deus.
O relacionamento mais próximo do Senhor
Jesus é com o seu Pai, que está nos céus, o próprio Deus Pai. O único
“parentesco” permanente que Ele pode ter é de ordem espiritual – e é com
aqueles que fazem a vontade de Deus. A estes, Ele chama de meus irmãos.
Deixando de lado os laços sanguíneos,
representado pelo parentesco segundo a carne com sua mãe e seus irmãos, o
Senhor Jesus passará agora a ampliar o seu ministério a todos aqueles que o
receberem, sem distinção entre judeus e gentios. Não se dará mais exclusividade
a Israel, devido à sua incredulidade e rejeição.
O relacionamento segundo a carne passa
a ser inteiramente superado por afinidades espirituais. A obediência a Deus é
agora o fator predominante e definitivo para estabelecer tais afinidades, sem
outra distinção qualquer.
O mesmo se aplica a todo aquele que
recebe Cristo como o seu Senhor e Salvador. Ele disse: Se alguém vem a mim e
ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua
própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. Nosso
relacionamento espiritual com Cristo produz um vínculo maior do que nosso
parentesco de sangue.
Um aspecto muito importante que deve
ser esclarecido é sobre os irmãos de Jesus. Há dias uma das assíduas
comentadoras da homilia diária perguntava sobre este aspecto. Os irmãos de
Jesus, como fica claro pelo próprio texto bíblico, eram filhos de Alfeu e sua
esposa, e não de José e Maria. Em diversos lugares o Evangelho fala desses
‘irmãos’. Assim, S. Marcos e S. Lucas referem que ‘estando Jesus a falar, disse-lhe
alguém: eis que estão lá fora tua mãe e teus irmãos que querem ver-te” (Mt 12,
46-47; Mc 3, 31-32; Lc 8, 19-20; e também em Jo 7, 1-10).
Toda a pessoa que pergunte sobre os
irmãos de Jesus somente revela a sua ignorância da própria Bíblia. Até porque
as línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzam o nosso
‘primo’ ou ‘prima’, e serve-se da palavra ‘irmão’ ou ‘irmã’.
Lê-se em Gênesis que ‘Taré era pai de
Abraão e de Harão, e que Harão gerou a Lot (Gn 11, 27) que, por conseguinte,
vinha a ser sobrinho de Abraão. Contudo, no mesmo Gênesis, mais adiante, chama
a Lot ‘irmão de Abraão’: “Disse Abraão a Lot: nós somos irmãos” (Gn 13, 8).
Jacó se declara irmão de Labão, quando, na verdade, era filho de Rebeca, irmã
de Labão (Gn 29, 12-15).
No Novo Testamento, fica claríssimo que
os ‘irmãos de Jesus’ não eram filhos de Nossa Senhora. Os supostos ‘irmãos de
Jesus’ são indicados por S. Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e
irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas
irmãs?” Tiago e Judas, conforme afirma S. Lucas, eram filhos de Alfeu e
Cléofas: ‘Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 15-16).
E ainda: “Chamou Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 16). Quanto a ‘José’, S. Mateus
diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José
(Mt 27, 56). Em S. Mateus se lê: “Estavam ali (no Calvário), a observar de
longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de
Zebedeu”. Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de S. José, mas de
Cléofas, conforme S. João (19, 25). Era também a irmã de Nossa Senhora, como se
lê em S. João (19, 25): “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua
mãe, Maria (esposa) de Cléofas, e Maria Madalena”. Simão, irmão dos três
outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do
mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cléofas é o pai deles.
Da mesma forma, se Nossa Senhora
tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de S. João
Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo
ordenava a Lei de Moisés. Eis um dilema sem saída para os protestantes, pois os
‘irmãos de Jesus’ são filhos de Maria de Cléofas e Alfeu.
Também decorre uma pergunta: Por que
nunca os Evangelhos chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de Maria’ ou de
‘José’, como fazem em relação à Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da
Sagrada Família, apenas conta-se três membros: Jesus, Maria e José?
Portanto, a própria Sagrada Escritura
demonstra que os supostos ‘irmãos’ de Jesus são seus primos e não seus irmãos
carnais. Sua afirmação de que o trecho de S. Mateus tem duas passagens, uma
referindo-se à filiação carnal e a segunda à filiação espiritual fica sem
sentido, visto que não conferem com o texto bíblico. Até porque o parentesco de
sangue não é sequer mencionado pelos seus irmãos nas cartas que escreveram e
que se encontram no Novo Testamento, indicando que não davam valor a isso. Ao
invés disso, eles se dizem servos de Jesus Cristo.
Pai,
que minha condição de membro da grande família do Reino se expresse no meu modo
de proceder. Pela disposição a amar, quero dar provas de ser teu filho.
FONTE: homilia.cancaonova.com
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