COR LITÚRGICA: VERDE
29ª Semana do Tempo Comum - Terça-feira
Bom dia.
Evangelho (Lc 12,35-38)
—
O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho
de Jesus Cristo + segundo
Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus
aos seus discípulos: 35Que
vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu
senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a
porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes
os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu
vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os
servirá. 38E
caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim
os encontrar!
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
OS EMPREGADOS ALERTAS Lc 12,35-38
Na pregação apostólica, um dos
principais conteúdos era a proximidade da Parusia, ou seja, da volta iminente
de Jesus para o Juízo Final.
Diante da correria diária, trabalho, serviços, estudos e outras
atividades que fazem parte de nossas vidas, ficam às vezes impossíveis ou
esquecidos nosso momento de intimidade com o Senhor. Intimidade, aqui não
queremos que você entenda somente o ouvir uma música religiosa, fazer
leitura bíblica, mas sim, converter à Eucaristia, à Adoração, ao estudo da
Palavra, à reza do terço em ações concretas do nosso dia-a-dia. Pois o Senhor
nos diz: felizes os empregados que o senhor encontrar acordados
quando chegar. Esse manter-se acordado estende-se ao serviço, seja
em casa, na escola, seja na fábrica, no escritório, na sua Paróquia, na
comunidade dentro da sua pastoral ou ministério, seja em que lugar for. Temos
de servir e trabalhar naquilo para o qual o Senhor nos chamou. Somos discípulos
e missionários de Jesus Cristo com uma missão específica. É fundamental que
cada um descubra qual é a missão pela qual Deus o chamou. A propósito, você já
descobriu o seu lugar na Paróquia, na comunidade? É fundamental que você saiba
qual é o seu lugar e função aí para que Deus lhe fale ao coração. O Senhor nos
pede que fiquemos com os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Como estão os teus
rins e os teus olhos espirituais? Como você tem se mantido: em estado de
alerta, ou seja, em estado de graça ou relaxado como cristão? Você já tem
experimentado a comunhão com Deus pelos sacramentos e a oração? Você se sente
feliz por isso? Você tem medo de ser chamado por Jesus?
Lembre-se que a virtude da vigilância é por si mesma, uma atitude
escatológica a aguardar constantemente o retorno do Senhor. Os servos
vigilantes, a representar os membros da comunidade eclesial, são felizes porque
o próprio Senhor, por ocasião de seu advento, fará a função de servo,
cingindo-os e colocando-os à mesa.
A vigilância escatológica é a virtude de quem aguarda o fato
derradeiro. Por isso, o Filho do Homem que há de vir sobre as nuvens dos céus
(Dn 7,13), por ocasião da Parusia, assemelha-se ao ladrão que não avisa a hora
do assalto. A vigilância supõe e exige um estado constante de preparação para o
juízo escatológico, colocando os fiéis de Cristo em estado permanente de crise,
de modo especial, aqueles que têm a missão de anunciar o Reino à semelhança do
administrador fiel e prudente. Neste caso, a escatologia possui uma dimensão
presente e eclesial, pois o juízo definitivo supõe a avaliação das atividades
atuais dos fiéis, mediante as penas impostas pelo Senhor. A provação dos
últimos tempos acentua a responsabilidade histórica do cristão, sobremaneira
agradecido pelos bens messiânicos: a quem muito se deu e foi confiado, muito
será pedido e reclamado.
Por tudo quanto dissemos o importante é não se desviar, não se
distrair. É manter-se sempre alerta, acordado, e esperar até o final pela
segunda vinda gloriosa do nosso Senhor Jesus Cristo. Feliz és tu se assim estás
procedendo! Porque o próprio Senhor passando te servirá, como fez na Última
Ceia, com seus Apóstolos.
Pai, somente em ti quero centrar as minhas opções mais profundas,
para não permitir que o egoísmo tome conta do meu coração e me afaste de ti.
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